“Lei do Paredão” em vigor a partir da próxima semana.

web rádio de coreaú:
 “A chamada “Lei dos Paredões”, que proíbe o uso de aparelhos de som automotivo de alta capacidade em Fortaleza, foi incluída na edição do Diário Oficial do Município do dia 17 de março. No entanto, a circulação da edição datada da última quinta-feira deve ocorrer só na próxima terça-feira, 22. Assim, a lei, aprovada pela Câmara Municipal no fim de fevereiro, finalmente entrará em vigor. As informações são do vereador Guilherme Sampaio (PT), autor da lei.
Na quarta-feira, o parlamentar tem reunião marcada com o secretário do Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, que ficará responsável por coordenar a fiscalização da lei no âmbito da Prefeitura. Eles discutirão a regulamentação da lei. Além disso, haverá novas reuniões com os órgãos de fiscalização e também com a Polícia, para afinar os procedimentos relativos, por exemplo, à apreensão de equipamentos usados irregularmente.
Ontem, Guilherme participou de encontro com vereadores de todo o Estado, promovido pela União dos Vereadores do Ceará (UVC), para fazer exposição sobre seu projeto. Em Palmácia, já foi aprovada lei de teor semelhante. Vários outros parlamentares demonstraram intenção de levar a lei para seus municípios. Já há propostas de leis similares no âmbito estadual e federal.”
(O POVO)

COREAÚ ESTÁ CONCORRENDO AO SELO UNICEF

web rádio de coreaú:
A prefeitura de Coreaú se candidatou a receber o Selo UNICEF Município Aprovado sendo que este selo é dado a municípios que apresente um bom desempenho nas seguintes categorias: Impacto Social onde é examinado o comportamento de indicadores de educação e saúde em determinado período; Gestão de Políticas Públicas são checados a educação municipal, serviços de saúde da criança e do adolescente e construção da cidadania. Participação Social são quatro os vetores analisados: Participação Política de Adolescentes, Educação Ambiental, Cultura Popular e Comunicação.
A fim de obter êxito a prefeitura está se articulando com a comunidade, ontem (16) em Araquém Geânio Albuquerque articulador do Selo UNICEF no município e a assistente social e presidenta de conselho da criança e adolescente Rosane Vicente reuniram-se com jovens e educadores com o objetivo de explicar o que é o Selo UNICEF e o que fazer para obtê-lo. Segundo Geânio Albuquerque sexta-feira da próxima semana irá realizar os trabalhos de divulgação pelas ruas de Araquém.
 
fonte: Araquem.blog

CONCUSO EM COREAÚ

web rádio de coreaú:
PODERÁ  HAVER CONCURSO NA CIDADE DE COREAÚ, HOUVE COMENTÁRIOS NO ESPAÇO MUNICIPAL DE COREAÚ QUE NOS PRÓXIMO 45 DIAS O EDTAL DE CONCURSO PÚBLICO PODERÁ SAIR. NADA CONFIRMADO, MAIS SE FOR VERDADE SERÁ UMA BOA NOTÍCIA PARA MUITOS QUE ESPERA POR UM EMPREGO GARANTIDO.

Qualquer um pode prestar o Serviços de Radiodifusão Comunitária?

web rádio de coreaú:
Não, apenas associações e fundações comunitárias que tenham esse objetivo em seus respectivos estatutos. A cada entidade será outorgada apenas uma autorização para a execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária. Não podem obter essa outorga entidade prestadora de qualquer outra modalidade de serviço de radiodifusão ou entidade que tenha como integrantes de seus quadros de sócios e administradores pessoas que, nestas condições, participem de outra entidade detentora de outorga para a exploração de qualquer dos serviços mencionados.
Fonte mc.gov.br

O que é uma rádio comunitária?

web rádio de coreaú:
O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

Como deve ser a programação de uma rádio comunitária?

web rádio de coreaú:
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.

MUDANÇA DE HORÁRIO DA “VOZ DO BRASIL” DIVIDE OPINIÕES

web rádio de coreaú:
No ar há 75 anos, de segunda a sexta-feira, às 19h, a Voz do Brasil pode mudar de horário. Projeto de Lei já aprovado pela Câmara e aprovado recentemente pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado permite a flexibilização do horário de transmissão do programa. Pelo parecer do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), a Voz poderá ser veiculada entre 19 e 23 horas. As emissoras públicas e educativas ficam obrigadas a manter o horário atual, e as emissoras do Poder Legislativo poderão flexibilizar se estiver ocorrendo votação plenária.
A proposta, no entanto, divide a opinião  de deputados e especialistas. O deputado José Rocha (PR-BA), que foi relator do projeto na Câmara, é favorável à flexibilização. Ele defende a liberdade das Rádios para transmitir o programa em outros horários, atendendo a reivindicação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que alega coincidência de horários entre vários eventos importantes e a Voz do Brasil, tais como notícias de última hora e até partidas de futebol da Seleção Brasileira. “É um absurdo dizer que a flexibilização do horário da Voz reflete apenas interesses comerciais. As Rádios públicas podem continuar veiculando às 19h. Ela é imprescindível para o País e nenhum parlamentar vai ter coragem de propor o seu cancelamento”, enfatizou.
O deputado lembrou ainda que a proposta não desobriga as emissoras de transmitir a Voz do Brasil. Pelo contrário, dá aos ouvintes a opção de horários alternativos. “O meu substitutivo obriga as Rádios a informar aos ouvintes os horários de transmissão da Voz do Brasil. A medida ajuda o ouvinte a se programar, pois nem todo mundo pode ouvir a Voz às 19 horas”, disse. O projeto original aprovado pela Câmara permitia que a transmissão da Voz do Brasil pudesse começar até às 23h59min. Os senadores, no entanto, mudaram o texto para permitir a flexibilização até as 23h, de forma a garantir que o programa seja transmitido no mesmo dia em que os fatos ocorrem.
Do Diário Popular/RS. Com a colaboração de Emilcio Rogério Zuliani. Via Bastidores do Rádio.
Fonte: Paulo Araújo Repórter

Tecnologia cearense para a Venezuela

web rádio de coreaú:
O Ceará iniciou um processo de transferência de tecnologia em exploração de caprinos e ovinos para estados da região semi-árida da Venezuela. Este mês, cinco professores da equipe de Caprinos e Ovinos da Uece publicaram artigos individuais no livro “Reproducción en Ovinos y Caprinos Tropicales”, editado em Maracaibo pela Fundação Giraz, da Universidade de Zulia do estado de mesmo nome.Um dos autores, José Ferreira Nunes, professor do doutorado em Veterinária da Uece, participou em março de workshop com pesquisadores, criadores e gestores de instituições do governo da Venezuela nas Universidades de Zulia e de Barquicimeto. O pesquisador cearense, autor da primeira patente biológica do Brasil, fez demonstrações com a diluição do sêmen na água de coco em pó para inseminação artificial em caprinos e ovinos.Segundo Nunes, os venezuelanos ficaram surpresos ao ver como o diluidor prolongava tanto a vida dos espermatozóides. O sêmen coletado que não foi usado no dia do experimento ficou na geladeira. “No dia seguinte, ainda existiam espermatozóides vivos na água de coco em pó”, conta o pesquisador. Até um técnico do Centro de Melhoramento Genético com bovinos na Venezuela ficou interessado em aplicar a tecnologia com vacas.Nunes conta que os venezuelanos se interessaram por raças ovinas, principalmente a Santa Inês. “Há uma perspectiva fabulosa de colaboração entre os governos Lula e Hugo Chavez, que estava importando o gado Girolanda para pequenos produtores da Venezuela, e agora pode substituir por caprinos e ovinos”, afirma.O pesquisador da Uece conta ter demonstrado que onde se criaria uma vaca, se criariam 10 cabras leiteiras ou 10 ovinos. “Mostramos que em 10 anos, começando com 10 cabras e 10 vacas, teria 12 a 13 mil cabeças de caprinos, ou de ovinos, e 1.200 de bovinos. Eles ficaram entusiasmados com a perspectiva de difusão e aumento progressivo do rebanho”, relata.O Ceará está na mesma latitude de Zulia, com iguais condições de aridez que permitem criar pequenos ruminantes na Venezuela, nas regiões mais populosas que têm uma economia muito voltada para a produção de queijos de cabras e carne de ovinos, compara o professor Nunes.

Tempestades Solares: Como Eles Afetam A Terra

web rádio de coreaú:
Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer – e causado pelo Sol. Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética – que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.
“O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares”, diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência – em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas. Fonte:Planeta Sustentável

O TRADICIONAL CARNAVAL DE COREAÚ

Adicionar legenda
web rádio de coreaú:
O tradicional bloco de coreaú "Kengas do Beco" Deixou de ser puchado pelas às machas carnavalesca com os músicos da banda lira palmense para ser animado pelo o tril-elétrico de coreaú. muito bom, mais será que o nosso amigo que organiza o bloco não esta quebrando com o tradicional desfile que o próprio cordenador do bloco avia falado para mim que o serto era macha carnavalesca e desfile das kengas do beco, gostaria de saber por que a mudança agora? 

BOLSA FAMILIA COMBATE A FOME

B O L S A
Família
O Bolsa Família é um programa que transfere renda
diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à
alimentação adequada, à educação e à saúde.
O dinheiro do Bolsa Família
pode ser usado para comprar alimentos ou para qualquer outra despesa importante
para o desenvolvimento da família.
O Bolsa Família incentiva a educação
das crianças e dos adolescentes do Programa e a melhoria da saúde das crianças,
das mulheres grávidas e mães que estão amamentando.
Os benefícios do
Bolsa Família também são atendidos por outros programas e políticas sociais do
Governo Federal, como:tarifa social de energia elétrica; cursos de
alfabetização, de educação de jovens e adultos e de qualificação profissional;
ações de geração d trabalho e renda e de melhoria das condições de moradia; além
de isenção de taxas de concursos públicos federais.
As famílias com renda
mensal de até R$ 140,00 (cento e quarenta reais) por pessoa e que fazem parte do
Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem participar do
Bolsa Família.
As famílias que possuem renda mensal entre R$ 70,01 e R$
140, 00, só ingressam no Programa se possuírem crianças ou adolescentes de 0 a
17 anos. Já as famílias com renda mensal de até R$ 70,00 por pessoa podem
participar do Bolsa Família qualquer que seja idade dos membros da
família.
Para calcular a renda da família, faça assim: some o dinheiro
que todas as pessoas da família ganham por mês e divida pelo número de
pessoas.
Atenção: se alguém da família recebe aposentadoria, Beneficio
de
Prestação Continuada (BPC) ou outro beneficio do INSS, esses valores devem
entrar na conta da renda da família.
Para participar do Programa, a
família tem que realizar a inscrição no Cadastro Único. Em cada município há uma
pessoa responsável por isso, o gestor municipal do Programa Bolsa
Família.
O gestor municipal é quem faz o cadastramento e a atualização
das informações das famílias. Mas lembre-se que é a família a responsável pelas
informações dadas ao gestor na hora de fazer o cadastro.
É importante
saber que o cadastramento não significa que a família vai entrar diretamente no
Bolsa Família.
O critério principal para a inclusão é a renda da família.
As famílias que possuem menor renda são incluídas primeiro, selecionadas de
forma automática pelo Governo Federal.
É importante que você mantenha a
sua ficha do cadastro sempre atualizada.
Informe:
-Mudança de
endereço
-Mudança de cidade
-Transferência da escola das crianças e
adolescentes
-Mudança de renda familiar
-Aumento ou diminuição do número
de pessoas da família
-Mudança do responsável pela família
O pagamento
do Programa Bolsa Família é efetuado nas Agencias da Caixa Econômica Federal ou
pontos autorizados em mercadinhos, farmácias e outros empreendimentos
comerciais, se você já tem uma conta CAIXA FACIL, passará a receber o beneficio
diretamente na sua conta corrente.
Para abrir uma conta corrente CAIXA
FACIL, procure uma agência d Caixa mais próxima. A abertura da conta não é
obrigatória para receber o beneficio. Se tiver alguma dúvida, ligue grátis para
a CAIXA pelo número 08007260101.
O Programa Bolsa Família paga o
beneficio de acordo com a renda das famílias e o número de crianças e
adolescentes que a família possui.
As famílias podem receber até três
tipos de benefícios: o básico (R$ 68,00), o variável (R$22,00 R$ 44,00 ou R$
66,00 dependendo do número de crianças de 0 a 15 anos) e o variável jovem – BVJ
(de R$ 33,00 ou R$ 66, 00 dependendo do número de adolescentes de 16 e 17 anos.
Para continuar recebendo o pagamento do Bolsa Família é necessário
manter as crianças de 6 adolescentes até 17 anos na
Escola, garantindo a
freqüência de pelo menos 85% das aulas.
Os pais levar as crianças para
pesar, medir e fazer exames freqüentemente. As gestantes e mães que amamentam
devem participar do pré-natal, ir às consultas na unidade de saúde.
As
mães devem acompanhar a vacinação dos filhos, ao nascer.
-1 mês de
vida
-2 meses de vida
-4 meses de vidas
-6 meses de vida
-9 meses de
vida
-1 ano de vida
-1 ano e 6 meses de vida
-4 aos 6 anos
-10
anos.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome têm uma
importante função no Brasil, mesmo com diversas dificuldades nos municípios por
falta de compromisso dos gestores municipais. Pelo menos aqui em Moraújo Ceará
nós podemos usar este espaço para fazer elogios ao gestor municipal deste
programa. O senhor Francisco Menezes tem realizado um excelente trabalho na
Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social atendendo a nossa população com
responsabilidade e compromisso social.

FONTE: Miguel Gonçalo.                                                         web rádio de coreaú

CARNAVAL DE MORAÚJO É TRADIÇÃO !



Banda Frenesi, Real Elétrico,Forró dos Plays, Banda Mazenir, Banda Provocantes, Swing Bamba e Banda Só Mais
Um.

Moraujo que em termos de população, é um dos
menores municípios da zona norte do Ceará, com pouco mais de 8.500 habitantes,
tem um dos mais festivos carnavais do estado do Ceará.
Sobral, que é
o maior município da região e um dos maiores do estado, com mais de 182.000 mil
habitantes, ou seja mais de 21 vezes mais, não faz uma festa dessas, e olhe que
lá também tem rio e bem mais bonito.
Sabe qual a maior diferença dos dois